Análise do primeiro jogo da semifinal do Campeonato Gaúcho
Neste sábado, tivemos o primeiro jogo da semifinal do Campeonato Gaúcho entre Caxias e Internacional, realizado no Estádio Centenário, em Caxias do Sul, às 16h30. Sob um forte calor, o confronto foi marcado por muita disciplina tática e dificuldades na criação ofensiva, principalmente por parte do Internacional, que contava com desfalques importantes.
Internacional sente ausências, mas encontra solução pelos lados
Sem Alan Patrick, principal criador no meio-campo, por lesão, e com Thiago Maia em negociação com o Santos, o Internacional apresentou dificuldades na construção pelo setor central. A equipe, comandada por Roger Machado, apostou em ligações diretas e investiu nos avanços pelos lados do campo, estratégia que se mostrou eficaz para abrir o placar.
Caxias inicia bem defensivamente, mas sofre na transição
O Caxias apresentou um bloqueio sólido no primeiro tempo, pressionando a partir da linha do meio-campo e dificultando as jogadas pelo centro. No entanto, ao recuperar a bola, a equipe demonstrou dificuldades na transição ofensiva, cometendo muitos erros de passe e sendo neutralizada pelo “perde e pressiona” do Internacional.
Vitinho decide e coloca o Internacional em vantagem
Na volta do intervalo, ambas as equipes mantiveram o ritmo do primeiro tempo até que, aos 67 minutos, Vitinho recebeu um lançamento da defesa colorada, fez grande jogada individual pelo lado do campo e finalizou com categoria para abrir o placar. Aos 73 minutos, novamente pela ponta, o atacante invadiu a área com facilidade e chutou sem ângulo. O goleiro do Caxias, mal posicionado, esperava um cruzamento e acabou aceitando o chute, consolidando o 2 a 0 para o Internacional.
Internacional praticamente garante a classificação
Com a vantagem no confronto, o Internacional está muito próximo da final do Campeonato Gaúcho. Diante da fragilidade defensiva do Caxias, que tem a pior defesa entre os semifinalistas, reverter o placar no jogo de volta será uma tarefa complicada para a equipe da serra. O Inter, por sua vez, jogando em casa, tem tudo para confirmar a classificação.
Estatísticas do jogo
- Posse de bola: Caxias 44% x 56% Internacional
- Total de chutes: Caxias 9 x 10 Internacional
- Chutes ao gol: Caxias 1 x 2 Internacional
- Disputas ganhas: Caxias 51% x 50% Internacional
Agora, resta saber se o Caxias conseguirá apresentar um futebol totalmente diferente para surpreender o Internacional no jogo de volta. Caso contrário, o Colorado confirmará a classificação para mais uma final de Campeonato Gaúcho.